
Há quem diga pela web que a influenciadora Virgínia Fonseca plagiou a marca de Kylie Jenner ao fazer a marca Maria’s Baby.
De imediato, pode-se observar claramente uma enorme semelhança entre as duas marcas e que isso poderia trazer problemas para Virginia. Se a empresária brasileira tivesse se preocupado em fazer a logo de uma forma diferente, a dor de cabeça poderia ser menor, pois pelo nome em si, a palavra “baby” é comum em marcas, não podendo ser tão exclusiva assim.
A estratégia de marketing está justamente aí. Sabemos que pela grande visibilidade dela, ela tem um equipe que SABE JOGAR! O lançamento da marca trouxe mídia espontânea pelo fato da “Maria’s Baby” ter grande semelhança com a “Kylie Baby”.
A equipe de Virgínia não só sabia dos problemas que esse lançamento traria, como também os benefícios. A marca ficou mundialmente conhecida no dia do lançamento!
Em pesquisa ao INPI, verificamos que já existe uma marca registrada com o nome de “MARIA’S BABY”, então se Virginia viesse a ter problemas, não seria com Kylie Jenner, e sim com a dona da marca já registrada (maria’s baby) - A NÃO SER QUE VIRGÍNIA COMPRE A MARCA DE SUA PROPRIETÁRIA. Ainda não se tem conhecimento se essa tratativa já se iniciou.
Na pior das hipóteses, se Maria’s Baby vir a ter problemas com o nome, a identidade visual certamente poderá permanecer.
Kylie possui registros de sua marca no Brasil, mas entendemos que isso não trará maiores problemas para a mãe das Marias.
Passando pra análise de identidade visual, percebe-se uma grande semelhança entre as marcas, mas também podemos verificar as diferenciações.
A empresária Virgínia preocupou-se em manter o padrão de cores pasteis na identidade visual (o que se vê na maioria esmagadora das marcas de produtos para bebês).
Se a “cópia” da marca de Kylie era uma estratégia de Marketing, funcionou muito!
Em nosso entendimento, a situação não configuraria como plágio, pois uma marca não está tentando se passar pela outra! É uma forte inspiração, mas não é uma cópia. A equipe de Virgínia se preocupou em manter diversas diferenças para que ambas as marcas possam coexistir.
Briga de gente grande que dará muito pano pra manga, mas que também terá o devido e esperado engajamento (afinal, essa é e sempre foi a intenção da influenciadora e empresária brasileira).
Sabe o que tudo isso quer dizer? Ao criar sua marca, registre ela. Marca que não é registrada, não tem dono!
Comments